Notícias
15/03/2005
Reconhecida situação de emergência em 272 municípios
Frederico Ferreira
Agência CNM
O Ministério da Integração Nacional publicou na segunda-feira, 14, sete portarias que reconheceram os decretos de situação de emergência em 272 municípios. Os Estados beneficiados foram Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. O reconhecimento da situação é necessário para que as prefeituras recebam ajuda emergencial do Governo Federal.
O Rio Grande do Sul que enfrenta a seca há quase cinco meses teve 154 municípios reconhecidos, porém cerca de 400 enfrentam problemas derivados da seca. Ontem, o vice-líder do Governo, Beto Albuquerque (PSB-RS) anunciou a liberação de R$1,5 bilhão para o financiamento e o custeio da agricultura familiar na área do Estado atingida pela estiagem. A verba será destinada para a compra de adubo e semente, e para a formação de novas lavouras. O anúncio foi feito durante audiência pública promovida pela Universidade de Passo Fundo (RS).
Albuquerque disse ainda que o presidente Lula tem a intenção de checar pessoalmente os problemas que afetam os municípios com situação de emergência. Os parlamentares presentes na audiência redigirão uma lista de pedidos apresentados pelos agricultores e levarão ao presidente da República, aos ministros de Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, da Agricultura e da Fazenda.
Confira aqui a relação das 272 prefeituras com decretos reconhecidos.