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19/03/2014
Reclamações sobre planos de saúde poderão ser acompanhadas pela internet
Os beneficiários de planos de saúde que fizerem uma reclamação por qualquer um dos canais de relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderão acompanhar o andamento da demanda pela internet. A medida vale a partir desta quarta-feira, dia 19 de março.
A ANS destaca que a reclamação deve ser feita no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. No portal, estarão disponíveis informações como pareceres da agência e respostas das operadoras. Além, disso, a ANS passa a usar a mediação de conflitos para problemas não assistenciais, como reajustes indevidos, quebra de contratos, alteração e rede credenciada.
A mediação de conflitos para queixas de natureza assistencial, como descumprimento de prazos máximos para agendamento de consultas, exames e cirurgias e negativa de autorização, foi instituída pela Agência em 2010. No ano passado, o percentual de resolução de demandas por meio da mediação chegou a 85,5%.
Se o problema for resolvido dentro dos prazos e normas estipulados pela ANS, a demanda é encerrada. Caso não seja dada uma solução, a ANS inicia uma apuração que pode resultar em abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de multa contra a operadora. O acúmulo de reclamações pode acarretar a suspensão da venda de planos de saúde.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil