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19/03/2014
Reclamações sobre planos de saúde poderão ser acompanhadas pela internet

A ANS destaca que a reclamação deve ser feita no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. No portal, estarão disponíveis informações como pareceres da agência e respostas das operadoras. Além, disso, a ANS passa a usar a mediação de conflitos para problemas não assistenciais, como reajustes indevidos, quebra de contratos, alteração e rede credenciada.
A mediação de conflitos para queixas de natureza assistencial, como descumprimento de prazos máximos para agendamento de consultas, exames e cirurgias e negativa de autorização, foi instituída pela Agência em 2010. No ano passado, o percentual de resolução de demandas por meio da mediação chegou a 85,5%.
Se o problema for resolvido dentro dos prazos e normas estipulados pela ANS, a demanda é encerrada. Caso não seja dada uma solução, a ANS inicia uma apuração que pode resultar em abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de multa contra a operadora. O acúmulo de reclamações pode acarretar a suspensão da venda de planos de saúde.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil
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