
Notícias
16/07/2007
Receita divulga balanço da primeira quinzena de opção pelo Simples
Carla Etiene
Agência CNM
Nesta primeira quinzena de julho, mês para opção em 2007 pelo Simples Nacional, 794.629 microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) solicitaram ingresso no novo regime tributário. Desse total, apenas 43.032 não apresentavam irregularidades com municípios, estados, União e previdência social e tiveram o pedido deferido imediatamente. Os dados, levantados ontem, 15 de julho, são da Receita Federal do Brasil.
O prazo para opção pelo novo regime tributário por empresas que não estavam no Simples Federal, revogado no dia 30 de junho, encerra-se em 31 de julho. A solicitação deve ser feita no site da Receita.
No dia 2 de julho, a Receita divulgou o balanço da MEs e EPPs que estavam no Simples Federal e, portanto, deveriam migrar para o Simples Nacional. Das aproximadamente 4,5 milhões de empresas, 1,3 milhão migrou para o novo regime tributário. As demais – cerca de 3,2 milhões - foram impedidas de migrar automaticamente porque têm irregularidades fiscais.
Pendências
Todas as MEs e EPPs impedidas de migrar ou optar pelo Simples Nacional têm até o final do mês para procurar o órgão com o qual têm pendências para regularizar suas situações. Há possibilidades de parcelamento de dívidas. Quem não pedir agora, só terá nova oportunidade em janeiro de 2008 e até lá não estará incluída em regime tributário beneficiado.
Link do site da Receita Federal do Brasil para opção pelo Simples Nacional
Acompanhe o especial da CNM sobre o Simples Nacional
Notícias relacionadas


