Notícias
28/01/2015
Quase duas mil pessoas adoecem todos os anos, em média, por causa de Salmonella
Entre 2007 e 2014 foram registrados 450 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) causadas pela bactéria do gênero Salmonella spp. Nesse período, um total de 13.165 pessoas adoeceu, segundo dados do Ministério da Saúde. Os sintomas envolvem febre, náusea, diarreia, dores abdominais, calafrios e mal-estar.
Dentre os alimentos que mais oferecem risco à saúde humana estão ovos, carnes ou frutos do mar, e leite. Um exemplo típico é a maionese caseira, que por ser derivada do leite, apresenta mais chances de conter a Salmonella e provocar efeitos no organismo.
Outro alimento que pede cautela é a carne mal passada. Especialistas informam que o ideal é que ela esteja bem cozida ou assada. Isso porque as altas temperaturas formam um ambiente insalubre para a bactéria.
Portanto, as pessoas que costumam fazer refeições fora de casa devem ficar atentas ao preparo desses alimentos. A orientação é que prefiram comidas frescas e refrigeradas de forma adequada. Em casa, também é preciso manter os hábitos de higiene no preparo dos alimentos.
Em caso de suspeita
Nos casos de suspeita da doença, recomenda-se aumentar a ingestão de água para repor os líquidos perdidos pelo organismo. Se os sintomas persistirem, o paciente deve procurar imediatamente o serviço médico.