Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Quase 40% dos brasileiros adultos sofrem com alguma doença crônica, aponta IBGE

Notícias

10/12/2014

Compartilhe esta notícia:

Quase 40% dos brasileiros adultos sofrem com alguma doença crônica, aponta IBGE

Pref. Limeira (SP)Um montante considerável, mais precisamente 39,3%, de brasileiros acima dos 18 anos têm uma das 11 doenças crônicas não transmissíveis. Essas enfermidades são: câncer, depressão, colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral - AVC, asma, insuficiência renal, problemas de coluna e problemas osteomoleculares. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 10 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo IBGE e os resultados foram nada animadores. Isso porque essas doenças são o motivo de mais de 70% das mortes no País.

De acordo com a PNS, o Brasil tem 31,3 milhões de hipertensos (21,4% do total); 27 milhões com problemas na coluna (18,5%) e 2,2 milhões de pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral. Ao todo, 12,5% da população brasileira foi diagnosticada com colesterol alto, 6,2% têm diabetes e 4,2% apresentam alguma doença cardiovascular.

Hipertensão e depressão
Em relação à hipertensão, em todo o Brasil foi identificado que 69,7% da população sofre com a doença. A maioria recebeu atendimento médico por este motivo nos 12 meses antecedentes à pesquisa. A Região Sudeste lidera o número de casos, com 23,3% dos diagnósticos. A doença é maior entre as mulheres - 24,2% - contra 18,3% dos homens.

Pref. Camaçari (BA)Casos de depressão foram confirmados em 11,2 milhões de adultos ou 7,6% dos brasileiros com 18 anos ou mais. Desse total, somente 46,6% tiveram assistência médica nos 12 meses anteriores.

Câncer e problemas na coluna
A PNS revelou que 1,8% da população adulta ou 2,7 milhões de pessoas lutam contra algum tipo de câncer. Entre os homens, a incidência maior é o de próstata, com 36,9% de pacientes e, entre as mulheres, o de mama que atinge 39,1% delas, além do colo de útero, com 11,8% de vítimas. O câncer de pele atinge 16,2% de homens e mulheres.

As mulheres são as principais vítimas de doenças na coluna: 21,1% contra 15,5% dos pacientes homens. Problemas nesta parte específica do corpo existem com maior proporção no Sul do País, com 23,3% dos casos nacionais.

Maus hábitos
Essas doenças crônicas são agravadas pelos maus hábitos dos brasileiros, também apresentados pelo IBGE. Um total de 24% da população adulta costuma ingerir bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana, principalmente os homens (36,3%). Ao todo, 12,7% eram fumantes diários em 2013 e 17,5% se declaram ex-fumantes.

Quase metade da população - 46% - é sedentária, portanto não costumam praticar atividades físicas em nível satisfatório. Atividades físicas no lazer são feitas em nível recomendado por apenas 27,1% dos homens e 18,4% das mulheres.

Somente 37,3% da população relatam seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o consumo de 400 gramas diárias de frutas e hortaliças. No Centro-Oeste e no Sudeste, o consumo desses alimentos atingiu 43,9% e 42,8%, respectivamente.

Agência CNM, com informações da EBC

 


Notícias relacionadas