Notícias
13/12/2011
Quarenta e sete Municípios vão receber recursos para combater a malária
CNM
Quarenta e sete Municípios da Amazônia vão receber recursos para combater a malária. Por meio da Portaria 2.850/2011, publicada no início de dezembro, mais de R$ 15 milhões serão destinados a prefeituras do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Nessas regiões a doença é endêmica.
De acordo com informações do governo, no Brasil, 49 milhões de pessoas vivem em áreas de risco. E apesar de ter havido 23% de redução de casos de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de
Para isso, a verba deve ser destinada à instalação de mais de 1,1 milhão de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração. E além do estímulo ao uso adequado dos mosquiteiros, os Municípios selecionados pelo Projeto de Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira, também devem conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e da realização do tratamento completo.
Objetivos do projeto
Entre os principais objetivos do projeto – financiado pelo Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária – estão.
- apoiar os Municípios no controle da doença;
- aumentar os pontos para diagnóstico;
- distribuir mosquiteiros;
- ampliar o envolvimento das comunidades em regiões de risco e
- estimular o trabalho conjunto com os países vizinhos.
Doença infecciosa aguda
A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de uma pessoa doente. Se não for tratada, a malária pode evoluir rapidamente para a forma grave e levar a óbito.
Entre os sintomas, os mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. O período de incubação varia de oito a 17 dias, podendo, chegar a vários meses, em condições especiais.
Da Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde