Notícias
01/09/2015
Protocolo de Atenção Básica para Saúde das Mulheres é submetido à consulta pública
O departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde está recebendo contribuições para o Protocolo de Atenção Básica para Saúde das Mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto submetido à consulta pública está disponível no site do Ministério.
As sugestões e considerações podem ser encaminhadas até o dia 12 de setembro de 2015, no e-mail dab.protocolos@saude.gov.br, com especificação do número da consulta pública (01/2015) e do título da seção do documento sobre a qual está sugerindo a mudança - por exemplo, Capítulo 5 – Prevenção do câncer de mama.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que os protocolos da Atenção Básica buscam levar aos profissionais de saúde subsídios para a tomada de decisão durante a produção do cuidado. O documento atualmente sob consulta aborda temas como gestação, puerpério, amamentação, planejamento reprodutivo, climatério, atenção às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual, além de orientar sobre principais problemas e queixas das mulheres e a prevenção dos cânceres que mais acometem essa população.
Material científico
Os autores das contribuições deverão fundamentá-las, sempre que possível, com material científico que dê suporte às proposições. Caso não seja possível o envio da documentação de referência científica, os proponentes deverão informar o endereço eletrônico onde esta pode ser encontrada.
Para contribuir nas consultas em andamento é necessário cadastro prévio, o que possibilita uma comunicação posterior se necessário. Uma vez efetuado o cadastro este é valido para qualquer documento que esteja em consulta pública nesta ferramenta.
Acesse aqui o texto submetido à consulta pública