Notícias
11/08/2008
Proteção: Investimento de R$ 6,8 mi para capacitação de professores
Agência CNM
Cerca de R$ 6,8 milhões devem ser investidos, ainda este ano, na capacitação de professores para atuarem na identificação das diferentes formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes, dentro de contexto escolar. Os municípios com altos índices de exploração sexual infantil e tráfico de drogas receberão ações estratégicas. Proteger crianças e adolescentes de situações como exploração sexual, tráfico de drogas, violência doméstica e trabalho infantil é objetivo da ação, que projeta melhorar o futuro da população brasileira.
Os cursos serão oferecidos pela Escola que Protege. Os alunos-professores serão orientados sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 11.525/2007) em relação aos direitos das crianças e adolescentes no currículo do ensino fundamental. A expectativa é que os profissionais consigam identificar, por exemplo, sinais de violência doméstica. No fim do curso, os participantes devem elaborar um projeto de intervenção local, com metas de combate à violência.
As universidades e instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica devem inscrever projetos de formação de professores desses municípios. As crianças e adolescentes passam grande parte do tempo na escola, e os professores devem saber lidar com situações de risco social.
Com informações do MDS