Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Proposta aprovada na Câmara suspende limite para emendas destinadas ao enfrentamento da pandemia

Notícias

08/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Proposta aprovada na Câmara suspende limite para emendas destinadas ao enfrentamento da pandemia

08072021 arquivo hospital manaus covid 19 868x644Os deputados federais aprovaram proposta que suspende limite para emendas parlamentares de combate à pandemia. O PDL 292/2021 altera portaria do Ministério da Saúde sobre a aplicação de recursos de emendas parlamentares impositivas em ações do Sistema Único de Saúde (SUS) de combate à pandemia nos Estados, Municípios e Distrito Federal. Agora, o projeto segue para análise dos senadores.

Ao propor a retirada do capítulo 10º da Portaria GM/MS 1.263/2021, o PDL de autoria do deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO), visa retirar o limite máximo, estabelecido pela norma, para emendas direcionadas à ação orçamentária “Reforço de Recursos para Emergência Internacional em Saúde Pública – Coronavírus”. A programação foi criada pelo Congresso na Lei Orçamentária de 2021 e permite que parlamentares, bancadas estaduais e comissões da Câmara e do Senado reforcem os recursos necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Atualmente, o limite determinado pela Portaria é de 1/12 das transferências realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para cada Ente em 2020. De acordo com o parlamentar autor da proposta, o teto prejudica o aproveitamento de diversas emendas, tendo tirado cerca de R$ 643,7 milhões do SUS - montante que está empenhado, mas ainda não executado.

Relator do projeto no Plenário, o deputado Igor Timo (Pode-MG) avaliou que a proposta corrige um equívoco cometido pelo Ministério da Saúde.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Câmara
Foto: Ingrid Anne/Fotos Públicas


Notícias relacionadas