Notícias
05/07/2017
Projetos que estimulam turismo do vinho no Rio Grande do Sul são aprovados na Câmara
Nesta terça-feira, 4 de julho, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou matéria que transforma o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, na Capital Nacional do Enoturismo – turismo do vinho. Outro texto cria a Rota Nacional do Turismo Enológico, composta por 14 cidades gaúchas produtoras de vinho.
As matérias são de autoria do deputado Giovani Cherini (PR-RS) e tramitam em caráter conclusivo e receberam parecer favorável do deputado Covatti Filho (PP-RS). Esses devem ser transformados em um texto único, que segue para o Senado, a não ser que haja recurso aprovado para que a matéria seja analisada no Plenário da Câmara.
A Rota Nacional do Turismo Enológico, prevista no Projeto de Lei 4.795/2012, abrange os Municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis. Já o projeto principal – Projeto de Lei 4.794/2012 – delimita o Vale dos Vinhedos como o triângulo formado pelas cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.
Segundo os projetos, as medidas têm por finalidade ao desenvolvimento do potencial turístico regional; o fortalecimento e a ampliação da vitivinicultura; o desenvolvimento da produção industrial da uva e derivados; a organização produtiva de comunidades locais relacionadas a vitivinicultura; e a difusão da enologia.
Veja aqui o PL 4794/2012 e aqui o PL 4795/2012
Agência CNM, com informações da Agência Câmara
Notícias relacionadas

