Notícias
11/09/2006
Projetos de cozinhas comunitárias dos municípios selecionados devem ser apresentados até 4 de outubro
Agência CNM
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou a lista dos municípios selecionados para elaborar projetos de cozinhas comunitárias. O projeto é uma parceria entre o ministério e os governos estadual e municipal. O prazo para que os municípios enviem os projetos ao ministério é dia 4 de outubro.
As cozinhas comunitárias fornecem refeições a R$ 0,50 e geralmente são instaladas dentro de comunidades, próximas a igrejas, ou em associações comunitárias. O café da manhã é servido das 5 às 8 horas da manhã. As pessoas tomam o café da manhã e levam o almoço para casa ou para o trabalho.
No Brasil já existem mais de 180 cozinhas comunitárias espalhadas em 17 estados. Agora, mais 50 municípios foram selecionados para desenvolver o projeto.
Segundo a coordenadora do projeto cozinheiras comunitárias Marília Ribeiro, a oferta de cardápios é variada. “Pão com manteiga e uma fruta, durante três dias da semana e doce em dois dias. No almoço é servido arroz com feijão, legumes e carne. Um dia carne, no outro frango, e na sexta-feira, vísceras”.
A coordenadora geral do programa de Alimentação e Nutrição do Ministério, Fátima Cassanti, explica que as pessoas que compram os alimentos nas cozinhas comunitárias são de grupos vulneráveis de segurança alimentar. “Pessoas que moram próximo, ambulantes, moradores de rua, aposentados e a mãe de família com três ou quatro filhos” afirma.