Notícias
27/01/2009
Projeto Rondon é ampliado e beneficiará mais municípios
CNM
Um maior número de municípios brasileiros será beneficiado, em 2010, pelo Projeto Rondon – ação de estudantes voluntários que trocam experiências e ajudam no desenvolvimento de comunidades carentes. A ampliação de 40% nos atendimentos foi divulgada pelo Ministério da Defesa durante a abertura da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, onde estiveram presentes 896 universitários de 56 municípios dos estados de Goiás, Amazonas, Pará e Roraima.
A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) trabalha junto com o Ministério da Defesa na coordenação do Rondon. Juntos, realizam atividades voltadas para a cidadania, o bem-estar, o desenvolvimento local e sustentável e a gestão pública em comunidades carentes. Mais sete ministérios estão envolvidos com os trabalhos do Projeto.
Os universitários que atuam no Rondon ganham com a troca de experiências e o convívio com a realidade social de parte do Brasil.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os executivos municipais, que usufruam desta disponibilidade procurando contatos com o Ministério da Defesa. Como a maioria dos municípios é de pequeno porte, há também a necessidade de recursos e uma boa gestão pública. Por isso, é importante aproveitar a oportunidade de receber projetos sociais desenvolvidos pelos universitários do projeto, voltados para a melhoria de vida da população.
Projeto Rondon
Criado em julho de 1967, o Projeto homenageia o Marechal Rondon e tem como alvo principal o desenvolvimento de comunidades carentes. Para isso, conta com a ajuda de instituições de Ensino Superior e dos universitários que transformam o ambiente comunitário e ensinam sobre o desenvolvimento sustentável. Os estados mais beneficiados até hoje são o Amazonas, São Paulo e Paraná.
São ações do Rondon: a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura, produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais, organização de atividades comunitárias solidárias, orientação da agricultura familiar, apoio na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.
Renovação
Por meio de sugestões da União Nacional dos Estudantes, encaminhadas em 2003, ao Presidente da República, o Projeto Rondon foi reativado, e em março do ano seguinte foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial, que estabeleceu as diretrizes e objetivos do Projeto e definiu o método de trabalho a ser adotado para execução dos trabalhos. Com tudo pronto, o Rondon iniciou novamente as atividades voluntárias em janeiro de 2005.
Apoio
Para o sucesso do Rondon, estão envolvidas diversas áreas do Governo com a colaboração dos demais ministérios, apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária nas operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da Associação Nacional dos Rondonistas, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717.