Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Reinserir: CNM leva ideologia a Seminário Sobre Drogas de Cantanhede (MA)

Notícias

23/06/2016

Compartilhe esta notícia:

Reinserir: CNM leva ideologia a Seminário Sobre Drogas de Cantanhede (MA)

Ag. CNMO primeiro Seminário Sobre Drogas de Cantanhede (MA) ocorreu durante esta semana, com a presença da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com objetivo de fomentar a criação do conselho municipal e instituir estrutura para o público, a inciativa reuniu durante esta quarta-feira, 22 de junho, representantes da Saúde municipal, da Assistência Social, do judiciário, da sociedade civil organizada e de vereadores.

No mesmo padrão do Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas, ocorrido em São Luís (MA), a primeira edição do encontro em Cantanhede teve esclarecimentos sobre o Projeto de Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir). Além da ação que é promovida pela CNM, em parceria com a União Europeia e os governos municipais paraibanos, a consultora da Confederação, Rosangela Ribeiro, também apresentou outras políticas desenvolvidas pela entidade que podem ser aplicadas no Município, de acordo com a realidade local.

O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal e foi organizado pelo presidente da câmara de vereadores, Emerssom Costa. Ele também contou com o apoio da Rede Maranhense de Diálogo Sobre Drogas (Remade) e de outros representantes sociais e públicos locais. Representantes de Municípios da região, como Matões do Norte, Miranda do Norte e Pirapemas, também participaram do Seminário.

Movimento
Antes do evento, o prefeito de Cantanhede, José Martinho, recebeu a equipe da Confederação e se demostrou bastante aberto as ações que visam a fortalecer a Assistência Social. O gestor, que é filiado à CNM e um integrante ativo do movimento municipalista brasileiro, expressou interesse em replicar as ações dos projetos desenvolvido pela entidade, principalmente o Reinserir.

Ag. CNMMartinho sinalizou, inclusive, que vai começar uma articulação com os Municípios vizinhos para promover, futuramente, capacitações e orientações que provam a estrutura de atendimento do público depende químico. O desejo do prefeito e do vice-prefeito, Waldir Quaresma, também presente no evento, foi reforçada durante o evento. Ainda na programação do encontro, houve um espaço para apresentações propositivas.

Resultados
Ficou previamente definida a estruturação de um grupo de trabalho, uma espécie de comissão, que vai construir a formação desse Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. Também foi promovida a segregação dos participantes em grupos para que eles relatassem suas sugestões para o conselho e para os seus participantes.

A consultora da CNM sinalizou que a agenda foi bastante positiva, e representa os primeiros resultados do projeto Reinserir fora dos Municípios integrantes do projeto e do Estado em que a metodologia está sendo aplicada.


Notícias relacionadas