Notícias
04/07/2005
Projeto prevê recuperação de ferrovia para ligar cidades históricas mineiras
Agência CNM
São 18 quilômetros que ligam as cidades históricas de Mariana (MG) e Ouro Preto (MG) por uma ferrovia construída durante o Império. A Linha férrea está desativada desde 1997 e é considerada a mais importante via turística do país. Pensando no Desenvolvimento do turismo nessa região de Minas Gerais, a Companhia Vale do Rio Doce elaborou um projeto para a restauração e a implementação de quatro estações ao longo do caminho, sendo duas em Ouro Preto, uma em Passagem de Mariana e a última em Mariana.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo e o prefeito de Mariana, Celso Cotta assinaram na sexta-feira, 01, um contrato com as empresas responsáveis pelas obras. A inauguração do Trem Turístico está prevista para 21 de abril de 2006.
O projeto, cujo orçamento está previsto em aproximadamente R$ 29 milhões, ainda prevê a aquisição de duas locomotivas e de seis vagões de passageiros, cuja capacidade será de 360 passageiros, totalizando 112 mil passageiros ao ano. Operando às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.
Notícias relacionadas

