Notícias
23/06/2015
Projeto incentiva que Municípios façam o plantio de uma árvore a cada bebê nascido
Para cada nascimento de uma criança na rede pública, uma árvore plantada. Esta proposta foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 22 de junho. Pelo Projeto de Lei (PL) 1.195/2015, os Municípios que aderirem ao programa de plantio receberão o título de Cidade Amiga da Natureza.
De autoria do deputado Goulart (PSD-SP), o PL 1.195 permite que os Municípios façam parceria com a iniciativa privada para a doação de mudas de árvores para plantio. Projeto semelhante a este existe na cidade de Itaperuna (RJ). Lá, uma árvore é plantada a cada bebê nascido e recebe o nome da criança.
Os pais recebem o certificado de Criança Amiga da Natureza. Nele constará a data de nascimento do filho e a data do plantio da árvore, com o nome da espécie vegetal.
Falta de arborização
No parecer, o relator do projeto na CDU, deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), destacou que a iniciativa propõe uma solução à falta de arborização. Este é um problema enfrentado pelas grandes cidades e provoca o aumento da temperatura e a diminuição da disponibilidade de ar puro.
"O projeto não obriga o cidadão ou mesmo o Município a fazer o plantio, mas sugere a criação desses programas em âmbito nacional e também uma parceria entre as famílias e as áreas incumbidas em cada Município de cuidar da questão ambiental”, esclareceu o relator.
Agência CNM, com informações da Agência Câmara