Notícias
11/01/2008
Programas de alimentação recebem investimentos do governo
Agência CNM
Em 2007, o Ministério da Saúde aplicou R$ 47 milhões na promoção de programas de alimentação saudável e controle às doenças associadas à desnutrição. Três milhões de crianças e um milhão de gestantes receberam sulfato ferroso, 4,5 milhões de crianças e 600 mil mães, do Nordeste e de Minas Gerais, receberam doses de vitamina A e 4,4 milhões de famílias do Programa Bolsa Família foram acompanhadas pelo Ministério da Saúde.
Entre os temas prioritários para 2008 estão a vigilância nutricional nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola, e a promoção da alimentação saudável da família. O governo também pretende investir em controle da obesidade e implantar ações de educação alimentar em 20% dos municípios.
Após 30 anos da realização do Estudo Nacional de Despesas Familiar (Endef), será feita uma avaliação do consumo alimentar do brasileiro, módulo a ser executado junto à Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além dessa avaliação, haverá a realização da Pesquisa Nacional para Avaliação do Impacto da lodação do Sal (PNAISAl) e a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, que permitirão aprimorar as ações de alimentação e nutrição da atenção básica.
Com informações da Presidência da República