Notícias
21/03/2014
Programa treinará servidores para identificar e combater epidemias
Servidores federais, estaduais e municipais podem concorrer às vagas para o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde. O EpiSUS capacitará profissionais de epidemiologia de campo para “potencializar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública”.
Dez vagas estão disponíveis para aqueles que possuam nível superior em algunas destas áreas: Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
O curso tem duranção de dois anos. Neste período, os profissinais poderão investigar surtos ou epidemias, ter acesso e analisar bancos de dados em temas variados, como arboviroses, dengue, hepatites, doença de chagas, malária, entre outros. Além disso, os participantes poderão apresentar trabalhos em congressos e eventos científicos nacionais ou internacionais.
Formação
Após o EpiSUS, os servidores serão capazes de responder às emergências epidemiológicas com ferramentas da epidemiologia; desenhar estudos e descrever perfis epidemiológicos; avaliar ou desenvolver componentes de Sistemas de Vigilância em Saúde; elaborar relatórios técnicos e boletins com base em análises epidemiológicas e desenvolver e aplicar protocolos de pesquisas operacionais capazes de responder a situações específicas.
Os interessados devem se inscrever para participar do processo seletivo. Os aprovados deverão apresentar carta de anuência, onde a chefia imediata concorde com a participação e liberação para atividades do Programa.
Agência CNM, com inforações do Brasil.gov