Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Produção de mel aumenta a renda de Municípios Mato-grossenses

Notícias

10/04/2012

Compartilhe esta notícia:

Produção de mel aumenta a renda de Municípios Mato-grossenses

Seagro Secom

Para o gestor é uma oportunidade do pequeno agricultor complementar a renda. “Temos o peixe, o artesanato, o gado e agora o mel”, explica. Alves ainda conta que com a venda do mel o pequeno agricultor pode ganhar em média R$ 800,00 por mês.

A região de Pirigara ás margens do Rio São Lourenço também vai receber o treinamento apícola. “Vamos programar nosso terceiro apiário nessa região, e serão floradas de assapeixe e do cambará, arvores nativas da região pantaneira.

Para Alves, a apicultura também pode atrair turistas para o Município. “Estamos montando a rota do mel e já temos a casa do mel, onde os turistas poderão ver como é produzido e comprar o produto no local”, adianta o prefeito.

A previsão é que até o final deste ano 300 colméias já estejam em produção nas comunidades. Após a conclusão do curso deverão ser instalados apiários e recuperada a mata ciliar nas comunidades. O projeto deve atender nos dois Municípios 100 famílias que vivem da pesca e deverá dar oportunidade para que tenham outra fonte de renda.

De forma paralela à instalação das colméias serão plantadas mudas nativas para recuperação da mata ciliar com plantas melíferas. Em Santo Antônio de Leverger, as colméias foram instaladas na comunidade Trindade. Cada família terá direito a cultivar três colmeias. Uma colmeia produz em média 30 quilos de mel por ano.

No mercado o mel está sendo vendido a R$ 20 reais o quilo. Produtores rurais que estão na atividade já receberam entre cinco a 10 abelhas rainhas por apiário para aumentar a produção em 100%, chegando a produzir 60 quilos de mel por colméia ao ano.

Os Municípios de Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço a cerca de 100km de Cuiabá, na região Sul do Pantanal, devem incrementar a renda da população com a produção de mel.  A prefeitura de Barão de Melgaço cedeu os equipamentos e reformou o prédio público que foi cedido para o treinamento de apicultores que envolve 40 famílias. “Os alunos terão aulas com orientações teóricas e práticas sobre criação de abelhas e devem receber um certificado no final do curso”, afirma o prefeito Marcelo Ribeiro Alves.


Notícias relacionadas