Notícias
03/01/2019
Primeira Roda do ano traz dicas para impulsionar o Turismo nessa alta estação
O trabalhador brasileiro passa 11 meses trabalhando e no mês de férias gosta de viajar para conhecer um dos 3.285 pontos turísticos mapeados no país. A afirmação, feita pela técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa, embasou a primeira Roda de Conhecimento do ano, ocorrida nesta quinta-feira, 3 de janeiro. Durante a live, importantes dicas foram destacadas para os gestores municipais aproveitarem a alta estação.
“Para o Município, essa época é de grande trabalho, afinal, o turista é mais um habitante naquele período que ele está hospedado em seu Município. Ele usa todos os recursos da cidade. É importante que o gestor municipal se prepare para isso”, afirmou Marta. Ela exemplificou: “imagine uma localidade com 8 mil habitantes que recebe 30, 40 mil pessoas em um mês”.
Diante disso, a primeira dica foi para que os gestores estejam atentos para as áreas diretamente envolvidas, como: saúde, segurança, trânsito, meio ambiente. “É importante que o gestor reforce todos os serviços básicos nesse período de alta estação”, aconselhou. Marta também explicou como os agentes municipais podem atuar em parceria com os comerciantes locais e devem trabalhar a hospitalidade com a população.
Para evitar um fenômeno recente conferido na Europa, chamado de turismofobia, em que os habitantes não querem o turismo, Marta enfatiza: é fundamental que os gestores trabalhem a conscientização de sua comunidade, explicando que os benefícios da atividade, principalmente à produção de emprego e renda. Outra orientação simples é manter o centro de atendimento ao turista, se houver, sempre aberto com pessoas dispostas a atender os visitantes.
Prevenção a doenças, poluição e exploração infantil – sexual ou de trabalho – também ganhou destaque no bate-papo. Em pouco mais de 20 minutos, dicas foram apresentadas pela técnica da CNM e repostas dos internautas respondidas. Por fim, Marta fez alerta para as novas regras instituídas pelo governo para inserir localidades no Mapa do Turismo Brasileiro. Confira como foi a Roda e participe das próximas!
Leia também: Disponível, agenda de janeiro da Roda de Conhecimento abre com dicas de Turismo
Notícias relacionadas

