Notícias
07/06/2010
Primeira etapa de vacinação contra a poliomielite começa dia 12
CNM
Começa neste sábado, 12 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano, a meta é vacinar 16 milhões de crianças menores de cinco anos. O slogan da campanha é Vacinou, é gol. Vamos vestir a camisa da vacinação infantil. A segunda etapa está marcada para 14 de agosto.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que o Programa Imunização brasileiro, promovido pelos Municípios, contribui de forma significativa para o controle das doenças imunopreveníveis e se tornou uma referência mundial. Há mais 20 anos - erradicada desde 1989 - não são registrados casos de poliomielite, o que atribuiu ao Brasil o certificado internacional de erradicação da transmissão da doença.
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, não resulta em óbito porém causa sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, podendo ocasionar lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia.
A CNM alerta a importância da vacinação como efetiva ação de controle das doenças infecto-contagiosas, em respeito a um dos objetivos essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), a prevenção. Compete aos gestores municipais se comprometerem com a meta nacional, e mobilizarem o ente para executarem essa importante ação, objetivando manter o país livre da Poliomielite.
Acesse
aqui mais informações
Com informações do Ministério da Saúde