Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Presidente da CNM e Ministro da Agricultura debatem Desenvolvimento Rural Sustentável

Notícias

02/03/2012

Compartilhe esta notícia:

Presidente da CNM e Ministro da Agricultura debatem Desenvolvimento Rural Sustentável

Raquel Aviani/MAPADebater o Desenvolvimento Rural Sustentável foi o objetivo da reunião do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Na reunião, ocorrida nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, Ziulkoski pediu a participação direta de representantes dos Municípios nos debates das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico.

De acordo com Ziulkoski, a atuação dos Municípios na formulação e proposição de ações voltadas ao setor primário da economia – nas Câmaras Temáticas e Setoriais – pode promover o aumento da produção rural e, assim, o desenvolvimento.

Neste sentido, à implantação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) no Brasil foi mencionada.  E com objetivo de incentivar a participação direta dos Municípios no debate, 30 Seminários Nacionais sobre o assunto ficou agendado, a partir de abril.

Esclarecimentos
A adesão dos municípios ao Suasa viabilizará ao produtor rural comercializar em todo o território nacional. O que deve ampliar o mercado e contribuir para a distribuição de renda no campo, de acordo com esclarecimentos da CNM. E como exemplo da importância da inspeção sanitária de produtos de origem animal, o Programa Nacional da Merenda Escolar foi mencionado.

Raquel Aviani/MAPAPrograma Nacional da Merenda Escolar estabelece que o mínimo de 30%, ou R$ 2 bilhões, da merenda dos alunos deve ser adquirido diretamente da agricultura familiar, mas atualmente apenas R$ 200 milhões são comercializados. E a adesão ao Suasa pode aumentar a quantidade e diversificação da agroindústria no mercado e gerar emprego e renda em todo o espaço rural brasileiro, além de contribuir para a redução do abate clandestino e para a melhor qualidade dos produtos consumidos pela população.

Na reunião, Ziulkoski disse que a CNM vai fazer uma pesquisa com os Municípios de todo o país para verificação da situação atual em relação ao Suasa.


Notícias relacionadas