Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Presidente da CGLU diz que urbanização é um grande desafio; tema será tratado na XVIII Marcha

Notícias

21/05/2015

Compartilhe esta notícia:

Presidente da CGLU diz que urbanização é um grande desafio; tema será tratado na XVIII Marcha

PNUD“A urbanização será nosso maior desafio e nossa maior oportunidade de garantir desenvolvimento sustentável pelas próximas décadas”. A afirmação é do presidente da rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Kadir Topbaş, que também é prefeito de Istanbul. Para ele, é preciso recursos e atenção para as cidades do mundo, a valorização e o aproveitamento do relacionamento também com as áreas metropolitanas.

O maior objetivo, na avaliação de Kadir Topbaş, é superar o significado de urbanização como mera expansão urbana, como urbanização da pobreza em cidades cada vez mais desiguais e segregadas. O objetivo é alcançar uma urbanização com mais bem-estar e menos impacto ambiental.

Kadir defende que as discussões a nível global são muito importantes, como a Nova Agenda urbana, a ser definida na III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Além da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, principalmente, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Urbano (ODS Urbano).

Novos Objetivos do Milênio e Habitat III
O ODS Urbano trata do planejamento urbano estratégico como uma ferramenta para garantir a provisão futura de serviços básicos. Além disso, estabelece metas de redução de impacto ambiental, aumento da resiliência e proteção de patrimônio cultural nas cidades do mundo.

A definição de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável particularmente urbano, apesar de uma conquista, não basta por si só. O presidente da CGLU defende que é preciso a implementar e monitorar esse e os outros objetivos em todos os níveis de governo, por meio do compartilhamento de responsabilidades e respeito aos diferentes contextos subnacionais.

Neste caso, a Habitat III também terá um papel importante. As decisões tomadas na conferência formarão as diretrizes de uma Nova Agenda Urbana pelos próximos 20 anos. Topbaş reforça que é vital as autoridades locais tenham poder na definição, implementação e monitoramento dessa Agenda.

XVIII Marcha: debates internacionais
Pela importância dos debates internacionais em temas como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentará uma arena temática internacional como parte da programação paralela da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios,  às 16h, no dia 25 de maio.

Trata-se de uma ótima oportunidade para que gestores municipais conheçam mais sobre esses temas, e entendam como podem engajar os Municípios nos debates. Também serão apresentadas outras ações e oportunidades internacionais como cooperação descentralizada, mobilização de recursos internacionais, troca de experiências, projetos e parcerias da CNM na área e eventos internacionais de interesse municipalista.

 


Notícias relacionadas