Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prêmio Prevenção e Controle do Câncer deve reconhecer ações voltadas à saúde da mulher

Notícias

06/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Prêmio Prevenção e Controle do Câncer deve reconhecer ações voltadas à saúde da mulher

saudeVoltado às secretarias estaduais e municipais de saúde e serviços habilitados em alta complexidade para oncologia, o Prêmio Prevenção e Controle do Câncer quer reconhecer e dar visibilidade às experiências que se destacam pela melhoria do acesso à população e pela organização do cuidado à saúde da mulher. As inscrições para a primeira edição da iniciativa vão até dia 26 de abril.

Só por câncer de mama, em 2020, estimativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (MS/Inca) mostra que foram diagnosticados 66.280 casos. Só no ano passado, foram 316.280 novos registros de câncer em mulheres; e, desses, 20.470 são de cólon e reto; 16.710 de colo do útero; 6.650 de ovário; e 6.540 de corpo do útero. Nos últimos anos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem alertado para a importância das ações, inclusive, de prevenção.

Além da campanha Outubro Rosa, a entidade destacou a iniciativa da prefeita de São Francisco de Itabapoana (RJ), Francimara Lemos, que institui política de tratamento do câncer e atendimento local de pacientes e familiares. A prefeitura também criou um Núcleo de Apoio, com oncologista, psicólogo e assistente social; campanhas de conscientização e caminhão mamógrafo.

Prêmio
Promovido pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do 'Ministério da Saúde, a ação propõe divulgar as medidas de prevenção e controle do câncer em todo o país, reforçando a importância da integralidade e coordenação do cuidado.

Serão reconhecidas as experiências que abrangem a prevenção, o rastreamento e/ou a detecção precoce do câncer, além de qualificação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), linha de cuidado e humanização, acesso e regulação, organização da Rede de Atenção Oncológica durante a pandemia da Covid-19 e os cuidados paliativos. As iniciativas devem ser enviadas em formato de vídeo e a avaliação será feita por comitê em duas etapas, formado por representantes do Ministério da Saúde e convidados. Saiba mais detalhes no edital

Da Agência CNM de Notícias, com informações do MS e do Inca


Notícias relacionadas