Notícias
24/01/2017
Prefeitura de Verdelândia (MG) promove ações de combate ao mosquito aedes aegypt
O Município de Verdelândia (MG) tem promovido uma verdadeira batalha contra a proliferação do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Dentre as ações desenvolvidas pela Prefeitura estão a capacitação dos profissionais de saúde e a intensa comunicação com os moradores da cidade para o enfrentamento da proliferação do mosquito.
Os enfermeiros, agentes comunitários e agentes de endemias receberam curso de capacitação no dia 19 de janeiro de 2017 na Câmara Municipal. No dia, foi explicado aos profissionais como funciona o programa de promoção mensal que a Prefeitura realiza, onde todo mês é trabalhado um tema, e em janeiro foi justamente a dengue, a zika e a chikungunya. As equipes foram orientadas sobre a forma correta de abordagem a cada família em suas casas, como se aproximar e como fazer a checagem adequada nas residências.
A gestão local também realiza ações para combater focos em locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A comunidade tem recebido alertas dos perigos do mosquito e sobre como evitar sua proliferação. Foram afixados cartazes, faixas, outdoor e distribuídos panfletos nas residências, além das visitas domiciliares.
Grande mobilização
Segundo o prefeito, Wilton Madureira, para enfrentar o problema é preciso a união de todos, inclusive dos moradores. “Todo mundo deve se conscientizar sobre este trabalho de prevenção. Não adianta a Prefeitura fazer a sua parte se os moradores não aderirem à causa. O Município também está preocupado com a questão da febre amarela, vamos trabalhar para que isso não chegue nem perto da nossa cidade”.
Pelo cronograma da Secretaria de Saúde de Verdelândia, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, serão promovidos mutirões de limpeza, nos dias 25 a 27 de janeiro, em todo o Município como forma de combate ao mosquito. Nessas datas, toda a equipe de Saúde da Família se juntará aos agentes de endemias nas ruas da cidade para reforçar orientação com a população e para recolher os possíveis focos de proliferação, como sacos, garrafas, pneus, copinhos plásticos, tampas de refrigerantes. A prefeitura espera com essas boas práticas manter o índice de contaminação pelo mosquito no patamar que está hoje, que, segundo o prefeito, está dentro da normalidade.
Municipalismo
A iniciativa da Prefeitura está em consonância com os trabalhos desenvolvidos pela CNM no sentido de orientar os gestores municipais sobre como enfrentar o mosquito aedes aegypt. Os demais prefeitos de todo o País podem entrar em contato com a CNM informando as ações desenvolvidas em cada Município, enviando fotos, vídeos ou áudios para que as boas práticas sejam demonstradas e colocadas em prática por outras prefeituras.
Uma das ferramentas que a Confederação disponibiliza para dar publicidade a este trabalho é o hotsite Municípios contra o aedes aegypt, que conta com vasto material informativo à disposição das prefeituras. Clique aqui para acessá-lo.
Leia também: Três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti contabilizam 800 mortes em 2016