Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitos: Tabela de Composição de Alimentos garante segurança alimentar à população

Notícias

14/10/2004

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos: Tabela de Composição de Alimentos garante segurança alimentar à população

O governo federal apresentou nesta sexta-feira (8/10), a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO).  O projeto tem o objetivo de detalhar a composição dos alimentos consumidos no Brasil, o que permite aos profissionais de saúde e nutrição nos municípios realizarem  com maior precisão a elaboração de cardápios  e indicações de dietas, garantindo  segurança alimentar à população.  A  Tabela amplia as ações de Educação Alimentar e Nutricional.


O projeto é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Saúde, da agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (NEPA/Unicamp).


Desenvolvimento Local


Com o conhecimento da composição dos alimentos, são fornecidos elementos básicos para ações de orientação nutricional que envolvam a variedade na alimentação e o desenvolvimento local.


A Tabela tem potencial para estruturar ações de estímulo ao consumo de produtos regionais. Além disso, também garante ao consumidor uma informação correta através de rótulos alimentares.
Consciência


A Tabela, que nesta primeira versão  apresenta a análise de  198 alimentos, contribui para o  desenvolvimento de programas de saúde, como o de Alimentação Saudável.


Um programa de alimentação saudável implementado na escola não atinge somente os alunos, como também os professores, os pais e a comunidade. E isso é importante, visto que cada vez mais tem sido aceito que crianças saudáveis aprendem melhor e que professores saudáveis ensinam melhor.


A Tabela também contribui para a prevenção de uma série de doenças cardiovasculares que têm origem no aumento de gordura no organismo. Os problemas cardíacos, como infartos agudos no miocárdio, morte súbita e acidentes vasculares cerebrais são responsáveis por mais da metade dos óbitos no Brasil.

Tabela 1

Tabela 2


Cristina Neves

Consultora da Área Social da CNM


Notícias relacionadas