Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitos sul-mato-grossenses falam das expectativas para o dia 23

Notícias

21/10/2009

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos sul-mato-grossenses falam das expectativas para o dia 23

CNM

 

Gestores municipais estão preparados para o Dia Nacional em Defesa dos Municípios que acontece nesta sexta-feira, 23 de outubro. O objetivo da mobilização é informar sobre a atual situação que cada Município enfrenta nesse momento de crise. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugeriu aos prefeitos, por exemplo, que façam palestras para a comunidade e a divulgação do encontro por meio de folhetos impressos e colocação de faixas.

 

No Mato Grosso do Sul, uma reunião acontece nesta quarta-feira para que os gestores acertem detalhes da mobilização. Os prefeitos de Angélica, João  Donizeti; Rio Verde de Mato Grosso, Wiliam Brito e de Laguna Carapã, Luiz Brandão, promoverão nos respectivos Municípios ações como palestras para os moradores locais e entrevistas a programas de rádio.

 

“Pretendemos utilizar uma rádio comunitária do Município para alertar a população quanto à nossa realidade”, ressalta Donizeti. Ele explica que aumentou a dificuldade de manter em dia o pagamento dos fornecedores e fazer investimentos. “Pretendemos, com o movimento, deixar a nossa comunidade inteirada da situação”, explica.

 

O prefeito Brito utilizará o auditório cedido pela Universidade do Município para promover uma reunião. Funcionários públicos, fornecedores da prefeitura, sindicato rural, associação comercial e comerciantes devem participar do evento. Brito explica que foram feitas apresentações sobre a queda da receita, por exemplo, que serão mostradas por meio de telões.

 

“Será uma espécie de prestação de contas para mostrar as dificuldades e buscar o apoio à população para que todos juntos possamos sair dessa situação”, adianta Brito.

 

Como a maioria dos prefeitos, Luiz Brandão fez cortes desde o início do ano na prefeitura para maior contenção de gastos. “Vamos fazer a mobilização e mostrar a realidade que o Município passa nesse momento de crise”, afirma. Ele diz que a mobilização será uma das maneiras da população conhecer o verdadeiro efeito da crise.

 

As áreas de Saúde e Educação se destacam em relação à preocupação da maioria dos gestores municipais. “Em outras áreas conseguimos cortar as despesas, mas como se consegue cortar o transporte escolar em pleno calendário letivo?” questiona Brandão. Ele também destaca que a educação é sacrificada em certos pontos como, por exemplo, na capacitação dos professores.

 

Hotsite

Os gestores municipais contam com o auxílio de um hotsite desenvolvido pela CNM. Material técnico, peças de divulgação, áudios e vídeos da mobilização estão disponíveis. Além destes, os gestores encontram um campo onde podem entrar em contato com seu parlamentar.

 

Acesse o hotsite aqui

 


Notícias relacionadas