Notícias
06/03/2012
Prefeitos gaúchos se reúnem em Brasília para tratar sobre prevenção à seca
Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou reunião de prefeitos gaúchos sobre ações preventivas à seca, dia 29 de fevereiro, em Brasília. Além dos 29 prefeitos do Rio Grande do Sul, a senadora, Ana Amélia (PP-RS); o deputado federal, Luis Carlos Heinze (PP-RS) e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, articiparam do encontro.
Durante a reunião, foi ressaltada a informação de que, desde o início do ano, 340 Municípios gaúchos decretaram Situação de Emergência por causa da falta de chuvas que atingiu o Estado. E a estiagem tem assolado a produção agropecuária, causando prejuízos para os produtores e, consequentemente, impacto nos setores da economia.
Pelos dados dos prefeitos, os prejuízos ultrapassam R$ 5 bilhões somente nas lavouras de soja, arroz e milho. E, a soma com as perdas dos setores de agropecuária, indústria e comércio, eleva esse valor para R$ 20 bilhões.
Abastecimento de água
A proposta apresentada – para reduzir os efeitos da seca nos próximos anos – é a compra coletiva de tratores equipados com raspadeiras agrícolas motoscrapers para a construção de açudes e barragens. Essas máquinas serão distribuídas às prefeituras para a construção de depósitos, com a finalidade de suprir a demanda de irrigação e também de garantir o abastecimento de água para a produção pecuária e para as comunidades do interior.
Ficou acertada uma nova reunião, nas próximas semanas, com o governador do Estado para apresentar a proposta e pedir o apoio do Estado no enfrentamento a seca e nas ações de prevenção junto ao Ministério da Integração Nacional.