Notícias
26/07/2017
Prefeitos de três Municípios recebem orientações em visita à CNM
Gestores municipais de três Municípios estiveram presentes à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 26 de julho. Eles receberam orientações de áreas técnicas da entidade sobre assuntos importantes à gestão municipal. Dentre esses, repatriação, dívida previdenciária, Assistência Social e Planejamento Territorial.
De Coaraci (BA), vieram o prefeito, Jadson Galvão, e o secretário de Planejamento, Thiago Carvalho. Os gestores buscaram informações sobre Assistência Social e utilização do Sistema de Convênios (Siconv), além do programa Cartão Reforma. Eles também afirmaram que vieram em busca de mais dados acerca do Município. A CNM disponibiliza, no conteúdo exclusivo, informações completas acerca dos entes locais para apoiar a gestão municipal.
O prefeito – que está em seu primeiro mandato – destacou as dificuldades decorrentes da crise e falou sobre as ações que a gestão vem realizando para minimizar a situação. “A gente está fazendo um governo enxuto, buscando gastar menos. Nós aprendemos a viver com pouco. Estamos agora tentando aumentar os recursos internos”. Ele explicou que o Município está realizando uma maior fiscalização de tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviços (ISS).
Já a prefeita de Buritinópolis (GO), Ana Paula Dourado, buscou informações sobre o parcelamento da dívida previdenciária e a gestão de Resíduos Sólidos. A gestora preside um consórcio que inclui 12 Municípios para resolver a questão dos lixões. O secretário de Finanças e ex-prefeito do Município, João Orestes, acompanhou a visita.
Ana Paula também recebeu informações sobre o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e o seminário Diálogo Municipalista. O primeiro encontro ocorre em Goiás, nos dias 1 e 2 de agosto, e terá como tema principal Ações Sociais Municipalistas. Na ocasião, haverá uma mesa de intercâmbio de práticas de gestão feminina na política local.
Outro prefeito presente à CNM foi o de São Domingos (SE), Pedro da Silva. Entre as questões trazidas pelo gestor estão repatriação, precatórios e previdência social. Ele afirmou que a situação do Município – que tem pouco mais de 11 mil habitantes – é parecida à vivenciada por grande parte dos Municípios brasileiros. “O principal desafio é manter a folha de pagamento em dia e ainda sobrar algum dinheiro para fazer investimentos sociais”, disse. O prefeito destacou que tem buscado parcerias junto ao governo do Estado para possibilitar investimentos.