Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitos de todo o Semi-árido já podem inscrever-se no Selo Unicef

Notícias

19/04/2005

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos de todo o Semi-árido já podem inscrever-se no Selo Unicef

Ascom Unicef

Estão abertas, até o próximo dia 20 de maio, as inscrições para o Selo Unicef Município Aprovado. Ao se inscreverem, os prefeitos e prefeitas assumem o compromisso de adotar uma série de medidas que melhorem as condições de vida de suas crianças e seus adolescentes. Os municípios que atingirem as metas em dois anos receberão o Selo, um reconhecimento público internacional por seu desempenho.

"Esta é uma grande oportunidade dos prefeitos mostrarem a toda a sociedade que os meninos e meninas estão no centro de sua agenda e ainda receberem apoio e certificação por isso. Eles não podem ficar de fora deste grande pacto por um Semi-árido melhor", afirma Renato Aragão, embaixador do Unicef no Brasil.

Com o acompanhamento contínuo do Unicef, os municípios deverão implementar políticas públicas voltadas para a redução das taxas de mortalidade infantil, do trabalho infantil e analfabetismo entre os adolescentes, além de promover ações de vacinação, cuidados pré-natal, aumento do desempenho escolar das crianças, entre outras ações.

Para que todos possam participar, os municípios da região serão agrupados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede expectativa de vida, escolaridade e renda per capita. O Selo não promove a competição entre os municípios, mas o esforço de cada um, dentro de suas possibilidades, para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes.

Toda a comunidade deverá ser envolvida para que o município alcance os resultados. Participam os conselhos da criança e do adolescente, as escolas, os hospitais e cada cidadão, incluindo as crianças e os adolescentes. “De um modo lúdico e muito simples, cria-se no município um verdadeiro processo de transformação social”, explica Patricio Fuentes, coordenador do escritório do Unicef para o Ceará e o Rio Grande do Norte.

O Selo Unicef é desenvolvido há sete anos pelo Unicef no Ceará. Desde então, houve resultados importantes na vida das crianças. A taxa de mortalidade infantil caiu, em 4 anos, de 40 para 26 por 1.000 nascidos vivos; o percentual de crianças vacinadas subiu de 66,5% para 91,4%; a taxa de aleitamento materno exclusivo até 4 meses de vida subiu de 46% para 60,7%; e o número de escolas com água potável subiu de 78,6% para 96%.

Para mais informações e inscrições, acesse www.selounicef.com


Notícias relacionadas