Notícias
13/08/2019
Prefeitos criam Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo após apoio da CNM
Municípios capixabas se reuniram no sábado, 10 de agosto, para oficializar a criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo, que visa a congregar esforços voltados ao fortalecimento e à valorização das políticas de cultura, ao patrimônio e ao turismo nas cidades do Estado. A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro com palestras orientativas e foi a condutora desse processo. A decisão de fundar a Associação, que tem como vertente o Patrimônio + Turismo, é resultado da rede das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da entidade municipalista.
O encontro reuniu mais de 200 participantes e foi realizado durante todo o dia, na Academia de Letras de Vila Velha. A iniciativa, idealizada pelo subsecretário de Cultura, Eliomar Mazoco, e promovida pela prefeitura de Vila Velha, contou com o apoio da área técnica de Turismo da CNM, representada pela Turismóloga Marta Feitosa e pelo consultor da entidade e presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento.
Após a fundação da Associação, os membros apresentaram contribuições para a construção e a aprovação do estatuto e fizeram a eleição da primeira diretoria. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, será o presidente. "É uma proposta de interação de esforços no sentido de que cidades históricas do Espírito Santo possam se unir, traçar planos e metas para valorizar o nosso patrimônio histórico, cultivar nossa memória e para podermos elaborar projetos de captação de recursos juntos”, explicou o prefeito Max Filho.
O gestor também reforçou a necessidade de valorização de lugares conhecidos da cidade capixaba. “A história precisa ser preservada e celebrada para que possamos, com isso, revitalizar distritos turísticos como a Prainha, em Vila Velha, que têm patrimônios tombados. O Espírito Santo é um berço de história” completou o gestor.
Cultura e Turismo
Um dos representantes da CNM, Mario Nascimento reiterou que a Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo vai somar esforços para melhorar a integração entre Turismo e Cultura nas cidades do Estado. “Essa associação vai congregar todos os Municípios que têm patrimônio cultural no Estado do Espírito Santo. A intenção é desenvolver políticas públicas para fortalecer a cultura e o turismo, de forma integrada e, dessa forma, possibilitar o desenvolvimento social e sustentável, além de atrair recursos públicos e privados. É necessário nos organizar e alavancar parcerias para se desenvolver", defendeu o consultor e presidente da OCBPM.
Discussões acerca do patrimônio e do turismo e um fórum com gestores de cultura e de turismo dos Municípios participantes também marcaram o dia. Por fim, foi realizado um painel com especialistas para debater a história do Espírito Santo.
Outras presenças
A reunião também contou com a colaboração da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, presidida pelo prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando de Oliveira. Os prefeitos de Muqui (ES), Carlos Prúcoli; e de Santa Teresa, Gilson Amaro, foram outros Municípios representados no encontro.
Além deles, marcaram presença o deputado estadual Hércules Silveira, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, André Almeida; e de Cultura, Alvarito Mendes; bem como representantes das cidades capixabas de Linhares, Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Conceição da Barra, Rio Novo do Sul, Viana, Guaçuí, Presidente Kennedy e Dores do Rio Preto.
Fotos: prefeitura de Vila Velha
Da Agência CNM de Notícias, com informações da prefeitura de Vila Velha
Notícias relacionadas

