Notícias
22/10/2009
Prefeitos apóiam o Dia Nacional em Defesa dos Municípios
CNM
Em visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, ou por meio de mensagens enviadas ao site do Dia Nacional em Defesa dos Municípios, prefeitos de todos os Estados estão aderindo e prestando apoio à mobilização desta sexta-feira.
O prefeito de Aliança (PE), Azoka José Maciel Gouveia, esteve na entidade nesta quinta-feira, 22 de outubro, e falou sobre a importância deste dia 23 de outubro. “A mobilização é muito importante porque o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) de julho e agosto demorou para sair. Precisamos mostrar que os Municípios estão passando por uma grave crise financeira”, afirmou.
Além de administrar Aliança, Azoka preside o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas). De acordo com o prefeito, todos os Municípios associados ao consórcio, 23 no total, irão realizar atividades para marcar o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Em Carpina (PE), por exemplo, onde está localizada a sede do Comanas, uma reunião com vereadores, deputados estaduais e a imprensa está agendada.
Sobre as pautas prioritárias escolhidas para o dia 23 – Saúde e Educação –, Azoka disse que os Municípios reivindicam, com urgência, a aprovação da Emenda Constitucional 29. Na área educacional, ele explicou que todos os Municípios da região estão com dificuldades para pagar o piso dos professores.
Divulgação nas rádios
Entrevistas às rádios do Município de Frutas do Leite (MG) será a estratégia adotada pelo prefeito Nixon Marlon das Neves. “A crise afetou as atividades do Município e precisamos conscientizar a comunidade, mostrar essa realidade”, explica o gestor.
Nixon concorda com a prioridade dada aos temas Saúde e Educação. Neste último, ele destacou que utilizou os dados da CNM sobre a queda dos repasses do Fundeb para se reunir com professores da rede municipal e explicar o porquê das dificuldades em cumprir com piso. ‘Este apoio da CNM é muito importante. Também mostraremos estes indicadores à população nesta sexta-feira”, acrescenta.
Além de apoiar estes dois temas prioritários, Nixon informa que outros dois assuntos serão alvo de discussões no Município nesta sexta-feira, a Cultura e o Esporte. “Também nos preocupamos com estes temas porque acreditamos que os jovens precisam ter estes incentivos”, explica.
Carta distribuída à população
O prefeito de Carmésia (MG), Roberto Keller Carvalho Gonçalves, informou à CNM quais atividades serão promovidas no Município. “Com base na cartilha enviada pela CNM e nos dados de Saúde e Educação do Município, elaboramos uma carta à população que será distribuída em todas as residências no dia 23”.
Ainda de acordo com o prefeito, uma reunião com vereadores, comerciantes e demais autoridades do Município discutirá temas relacionados à mobilização. Os pontos mais importantes da cartilha da CNM também receberão destaque e a publicação será distribuída a todos os presentes. Faixas também foram confeccionadas e serão afixadas em pontos estratégicos do Município.
“Os Municípios estão enfrentando uma grave crise econômica. Agradecemos à CNM pelo apoio e preocupação”, finalizou Keller.