Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeito recebe multa milionária por não conseguir implementar aterro sanitário

Notícias

10/05/2016

Compartilhe esta notícia:

Prefeito recebe multa milionária por não conseguir implementar aterro sanitário

AGÊNCIA CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) denuncia mais uma vez que os gestores estão sendo penalizados com cobranças de multas milionárias pois não contam com apoio para implementar os aterros sanitários e fechar os lixões.

Este é o caso do prefeito de Andirá (PR), José Xavier, que recebeu uma multa diária de R$ 10.000 por dia. Ao total já são R$ 5.700.000 de multa pois o promotor da região não se sensibiliza com a demora e quantidade de trâmites necessários para conseguir solucionar o problema dos Lixões.

“Eu não posso comprar um terreno sem aprovação do IAP [instituto ambiental do Paraná], depois ainda tenho que realizar uma licitação, autorização da Câmara Municipal, talvez até desapropriar o terreno. É muita coisa em pouco tempo” explica o prefeito.

A CNM alerta para que os gestores cobrem tanto dos Estados como da União apoio para conseguir implantar os aterros sanitários obrigatórios. “Desgasta a gente, tenho que arrumar advogado. Tudo foi bloqueado, meus bens, o dinheiro dos meus filhos, tudo” lamenta o gestor.

Aterro sanitário
Segundo a técnica de Saneamento da CNM, o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) não recomenda um pequeno Município construir um aterro sanitário já que os custos são muito elevados. Assim, a Confederação recomenda o Município a chamar a secretaria de Estado do Paraná para resolver junto este problema sanitário a médio e longo prazo. Uma solução consorciada seria apropriada levando em conta o tamanho do Município em questão.

A CNM também chama a atenção dos gestores municipais para juntos conseguirem a prorrogação pelo Congresso Nacional dos prazos do Projeto de Lei (PL) 2289/2015.


Notícias relacionadas