Notícias
05/10/2005
Prazo de inscrições no Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é prorrogado para 17 de outubro
Agência CNM
O prazo para inscrições no Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que terminaria sexta-feira, 7, foi prorrogado até o dia 17 de outubro. A decisão atende a pedidos de prefeituras que alegaram pouco tempo para o preenchimento das fichas de inscrições, que foram entregues com atraso, devido à greve nos Correios.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) é o organizador do Prêmio que também é voltado para órgãos públicos que praticam ações em favor dos 8 Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que deverão ser cumpridos até 2015. As etapas do processo de seleção ficarão a cargo de comitês técnicos de especialistas nos ODM. Um júri especial vai premiar as melhores iniciativas.
A premiação tem como objetivo valorizar e dar maior visibilidade às práticas que contribuam para os ODM. As melhores ações desenvolvidas farão parte de um banco de dados, que servirá de referência de política pública para os governos. As metas estabelecidas pela ONU englobam as áreas de renda, educação, saúde, meio ambiente, entre outras que visam a melhoria no desenvolvimento humano.
A entrega dos prêmios acontecerá em 15 de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República. As iniciativas vencedoras serão divulgadas por meio de publicações em jornais e revistas, vídeos transmitidos pela televisão e seminário para a disseminação das práticas.
As inscrições podem ser feitas no site Prêmio ODM Brasil 2005.
Os Objetivos
1. Erradicar a extrema Pobreza e a fome;
2. Atingir o ensino primário universal;
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade na infância;
5. Melhorar a saúde materna;
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento