Notícias
09/07/2009
Praticamente todos os Municípios enviaram os dados do IGD
CNM
Neste primeiro semestre, praticamente todos os Municípios que deveriam enviar as condicionalidades do índice de Gestão Descentralizada (IGD) conseguiram cumprir a demanda. No segundo semestre de 2008, 335 Municípios ficaram sem receber os recursos do índice porque não haviam enviado as informações sobre a saúde e a educação dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Este ano, apenas 60 Municípios não encaminharam os dados.
A participação ativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com as entidades estaduais e regionais, para que os números fossem alcançados foi fundamental. No total, os Municípios desempenharam a coleta de informações 18% melhor em relação ao último semestre. Como exemplo: no sistema do Ministério da Saúde das 9,69 milhões de famílias beneficiadas, 5,93 milhões foram registradas.
Os Municípios que não encaminham as informações deixam de receber recursos destinados pelo MDS à gestão do Bolsa Família. O acompanhamento de educação e de saúde representa 50% do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A outra metade do indicador é calculada com base na validade do cadastro das famílias e na atualização cadastral que tem prazo definido até 31 de agosto.
Políticas sociais
As políticas públicas sociais desenvolvidas pelas prefeituras serão debatidas na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além das questões sociais, outros diversos temas que estão diretamente ligados à administração municipal estão na pauta do evento, que reunirá os gestores todo País de 14 a 16 de julho, em Brasília.