Notícias
16/08/2007
Portarias indicam municípios para zoneamento agrícola
Agência CNMQuatro portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicadas no Diário Oficial de União (DOU) de 12 de julho, indicam municípios de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo aptos para o zoneamento agrícola de cultivo da mandioca. No primeiro estado, foram indicados 141 municípios, no segundo, 840, e no terceiro, 540 municípios.
As notas técnicas que acompanham as portarias, divulgadas pela Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério, traz relacionados os tipos de solo e os períodos mais indicados para plantio no ano-safra 2007/2008.
De acordo com o Mapa, o objetivo do zoneamento é identificar as áreas e os períodos de plantio mais apropriados para minimizar riscos climáticos e as características de adaptação de cultivo para as regiões, como tipos de solos.
O coordenador-geral de Zoneamento Agropecuário substituto da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Ronir Carneiro, explica que os elementos climáticos que mais afetam o desenvolvimento das culturas são a disponibilidade hídrica e a temperatura.
Café
Na sexta-feira, 10 de agosto, o Mapa publicou no Diário Oficial da União, mais quatro portarias com o zoneamento agrícola para a cultura de café para o ano-safra 2007/2008.
Além da lista dos municípios aprovados para o cultivo do café, as notas técnicas que acompanham as portarias relacionam as cultivares, os tipos de solo e os períodos mais indicados para plantio. Os municípios são do Paraná, São Paulo, Goiás e Bahia.
Com informações do Mapa