Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Por conta das baixas nos estoques de sangue, CNM recomenda doações neste final de ano

Notícias

09/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Por conta das baixas nos estoques de sangue, CNM recomenda doações neste final de ano

Prefeitura de ParauapebasTodos os anos, no período de festas e feriados prolongados, como Natal e Ano Novo, os estoques de sangue dos hemocentros reduzem significativamente em todo país. Diante dessa realidade, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os doadores a mais um ato de amor ao próximo ainda neste ano. Por meio do projeto Rede Municípios Doadores, a entidade lança novamente a estratégia conjunta dos públicos hemocentros, prefeituras e doadores.

Neste momento, a ideia da entidade é orientar os gestores nas ações de encorajamento e conscientização, para que pessoas em todo o Brasil procurem os hemocentros próximos e façam a doação, que é fundamental para cirurgias eletivas e transplantes. Além disso, a entidade recomenda às unidades de coleta ações conjuntas, com o poder público, de esclarecimentos sobre o procedimento, as recomendações e o público propício e os não aptos a doarem.

A doação de sangue é um ato social e contínuo, mas não está totalmente presente na cultura brasileira, reconhece a entidade, que aponta como primeiro passo para mudar isso um maior esforço para campanhas com a rede municipal e estadual de ensino. Além disso, a CNM lembra que a redução das doações é causada por motivos diversos, como: rotina, esquecimento, viagens de final de ano e férias. No entanto, o período também é marcado por elevadas ocorrências de acidentes.

Menor volume de coleta de bolsas de sangue nesta época ocorre concomitantemente ao aumento no número de acidentes – automobilísticos e domésticos, o que preocupa tanto as equipes dos hemocentros como as unidades de saúde e a própria CNM. A recomendação deve ser aos doadores assíduos, para se programarem e não deixarem de visitar os bancos de sangue antes do início do período das férias.

A dica pode evitar a diminuição das doações e consequentemente da disponibilidade de sangue no país. Mesmo objetivo da Rede Municípios Doadores da CNM, que desenvolveu uma ferramenta, em fase de testes, para reduzir as oscilações nos bancos de sangue públicos. O projeto piloto também pretende contribuir para a manutenção sustentável e adequada de estoques de sangue na rede dos hemocentros brasileiros.

Por Raquel Montalvão
Foto: Prefeitura de Parauapebas/Divulgação
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas