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19/04/2012

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População deve denunciar falta de atendimento das operadoras de Saúde

Marcello Casal Jr. /ABrO cidadão brasileiro que tentar agendar atendimento de Saúde na rede particular e não conseguir, dentro do prazo máximo previsto, deve registrar denúncia na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Agência criou um sistema para acompanhar o cumprimento de prazos de atendimento para consultas, exames e cirurgias pelas operadoras de Saúde em todas as regiões do País.

No entanto, para que a medida seja convertida em melhorias é importante que a população brasileira registre as queixas.

De acordo com o primeiro monitoramento, feito durante o semestre de 19 de dezembro de 2011 a 18 de março deste ano, foram contabilizadas 2.981 Notificações de Investigação Preliminar (NIPs), referentes à garantia de atendimento, geradas a partir de reclamações de usuários dos planos de Saúde. Além disso, 96 operadoras médico-hospitalares e quatro operadoras odontológicas ficaram acima da média de reclamações.

O balanço divulgado pela ANS, dia 17 de abril, registra que das 1.016 operadoras médico-hospitalares, 193 tiveram pelo menos uma reclamação. Já entre as 370 operadoras odontológicas, sete tiveram pelo menos uma reclamação de não cumprimento dos prazos. A avaliação das operadoras será feita de acordo com a comparação entre si, dentro do mesmo segmento e porte e através da avaliação de seus resultados. Por isso, a Agência fará a divulgação dos dados apurados a cada três meses.

Para registrar reclamações, o usuário deve ter em mãos o número do protocolo e comparecer a um dos 12 núcleos da ANS ou telefonar para 0800 701 9656, ambos com atendimento de segunda a sexta-feira a partir das 8h.


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