Notícias
03/09/2007
População de cinco municípios terá acesso a medicamentos mais barato
Agência CNM
Cinco municípios têm novas farmácias populares desde 30 de agosto. As unidades foram inauguradas pelo Ministério da Saúde em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, Barra do Piraí (RJ), Salinópolis (PA) e Tupã (SP). Elas atenderão a cerca de 566 mil pessoas, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
De acordo com o Ministério da Saúde, as farmácias populares oferecem 95 medicamentos, no mínimo, correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país.
Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% o preço dos produtos e as despesas dos usuários com aquisição de medicamentos. Há casos em que o medicamento pode ser adquirido nas farmácias populares por um preço seis vezes menor do que o praticado pelo mercado.
As farmácias são equipadas com aparelho de televisão, videocassete e DVD e têm farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Com informações do Ministério da Saúde