Notícias
21/03/2014
Política de acessibilidade a áreas turisticas rende prêmio internacional a Socorro (SP)
No Município paulista de Socorro, todos podem frequentar pontos turisticos, inclusive portadores de necessidades especiais. O esforço empenhado para tornar a cidade um referência em turismo de aventura e acessibilidade, promoveu a região a um dos dez Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo. Também trouxe o reconhecimento internacional com o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade.
Atualmente, quase 100% dos hotéis estão adaptados para os mais variados tipos de deficiência, os bares e restaurantes incluiram a leitura em braile nos cardápios e os telefones públicos estão adaptados para pessoas com deficiência auditiva. Entre as mais de 20 atividades de aventura oferecidas no Município, dez foram adaptadas e podem ser praticadas até mesmo por cadeirantes.
Além de acessibilidade, Socorro também promove o turismo sustentável e busca desenvolver programas de reflorestamento compensam os danos causados pela exploração agropecuária e o uso de energia solar para aquecimento dos chuveiros. Há ainda projetos de educação ambiental e envolvimento da comunidade nas atividades turísticas com produção de artesanato local.
Rainha Sofia
O prêmio de aproximadamente R$ 50 mil será entregue no dia 1.º de abril. Ele é outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e a Fundação ACS. A iniciativa intenacional visa a promoção e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas. A cerimônia será realizada no Palácio Zarzuela e terá a presença da rainha Sofia.
Da Agência CNM, com informações do MTur
Notícias relacionadas

