Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Políticas do Ministério da Educação são apresentadas aos municípios de Rondônia

Notícias

21/02/2006

Compartilhe esta notícia:

Políticas do Ministério da Educação são apresentadas aos municípios de Rondônia

Agência CNM

Gestores municipais participaram ontem, 20, de oficina do Ministério da Educação, que esclarece aos municípios os programas realizados pelo órgão federal. Cerca de 150 gestores de 52 municípios estavam presentes no encontro.

Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Financiamento da Educação Básica, Paulo Egon Wiederkehr, as oficinas são um trabalho de integração e a chance de atuar em projetos aos quais os municípios não têm acesso ou não sabem como chegar.

O funcionamento da estrutura do Ministério foi tema de apresentação. Entre os programas apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos, a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Censo Escolar.

As linhas de financiamento, formação de professores e aquisição de material didático e de equipamentos para alunos com necessidades educacionais especiais foram esclarecidas. O secretário de Educação de Corumbiara, Ajaj Alabi, município com 11 mil habitantes com baixo índice de analfabetismo, ressaltou a proximidade que as oficinas propiciam com o MEC. “A iniciativa facilita a comunicação e fortalece o trabalho dos pequenos municípios. A participação é essencial para entender a maneira com a qual recursos como o do Fundeb (Fundo da Educação Básica) serão repassados”, disse.

Até maio deste ano, serão realizadas 38 oficinas em todos os estados, abrangendo os 5.562 municípios do país. Entre abril e agosto de 2005, foram promovidas oficinas-pilotos no Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, envolvendo 1.417 municípios e 3.180 participantes. Os próximos encontros serão em Boa Vista (RR), em 23 de fevereiro; Rio Branco (AC), em 3 de março; Manaus (AM), em 6 de março; Recife (PE), em 10 de março; e Fortaleza (CE), em 13 de março.


Notícias relacionadas