
Home / Comunicação / Política Nacional para pessoas com doença rara é criada no SUS
Notícias
12/02/2014
Política Nacional para pessoas com doença rara é criada no SUS

São consideradas doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O objetivo principal é reduzir a mortalidade, contribuir para a redução da morbimortalidade e das manifestações secundárias e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno redução de incapacidade e cuidados paliativos.
Com isso, o SUS vai incorporar 15 novos exames para diagnosticar doenças raras e credenciar hospitais e instituições para atendimento de pacientes portadores dessas enfermidades. Grande parte das 8 mil doenças raras já estudadas irão ser abrangidas.
Recursos
Será realizado um custeio mensal para as equipes profissionais dos estabelecimentos de saúde habilitados. O incentivo financeiro é de R$ 11.650,00 por equipe (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) e R$ 41,480 mil para equipes de serviço de referência com geneticista, neurologista, pediatra, clínico geral, psicólogo ou outros profissionais.
Notícias relacionadas


