Notícias
25/07/2008
Planseq Bolsa Família qualifica beneficiários
Agência CNM
Com a meta de capacitar 185 mil beneficiários do Bolsa Família em ocupações como as de pintor, azulejista e eletricista, o Governo Federal inicia na próxima semana a mobilização de gestores sociais de 240 municípios. O objetivo da ação de envolvimento das prefeituras e dos governos estaduais de 12 regiões metropolitanas é detalhar as informações sobre o Plano Setorial de Qualificação (Planseq Bolsa Família).
Com a qualificação, o governo pretende ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, adequar os cursos às necessidades locais, estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social e atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada. Serão R$ 145 milhões investidos.
A partir do dia 28 de julho iniciarão os encontros com gestores municipais para a qualificação profissional. Para participar do Planseq Bolsa Família, o beneficiário deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. Será assegurada a participação de no mínimo 30% das mulheres.
Cursos
Os cursos de qualificação serão realizados por instituições contratadas pela União, os estados ou os municípios e terão duração de 200 horas/aula divididas em duas etapas: 80 horas de aulas teóricas e 120 horas de prática.
Com informações do MDS