
Notícias
08/11/2012
Pitangueiras (PR) oferece internet gratuita para seus moradores
Com uma população estimada em 2,8 mil habitantes, Pitangueiras, no norte do Paraná, a 70 quilômetros de Maringá, agora é uma Cidade Digital. O termo é recente e serve para destacar os Municípios que oferecem internet gratuita a seus moradores. A iniciativa já beneficia 80% da população.
O programa que busca a inclusão digital da população foi inaugurado oficialmente no Município em junho de 2009, por meio da criação da Lei municipal 379, e atende toda a área urbana e 80% da área rural. A proposta determina o fornecimento gratuito do sinal aberto via rádio, através de redes sem fio, para captação por qualquer interessado. Para a população aderir basta possuir os equipamentos para captação de sinal que é composto por computador e kit wireless – placa PCI WI-FI, conectores, cabos e antena receptora.
O assessor municipal do projeto, Paulo Sergio Gonçalves, conta que a ideia inicial era disponibilizar internet gratuita para oferecer melhores condições para a população e para o produtor rural. "As oportunidades na cidade são diferentes do campo. O jovem rural não tem acesso e isso é um causador do êxodo rural.", observa.
Inicialmente, o custo para a implantação do sistema na cidade foi de R$ 25 mil, com uma manutenção mensal de aproximadamente R$ 5 mil. O prefeito Cristovon Ripol conta que percebeu que não precisava do governo federal para fazer o projeto. "Busquei experiências de outros Municípios, como de Santa Cecília do Pavão que fica na região Norte do Paraná. O sistema ajuda para fazer a gestão, a administração pública.”, relata.
O programa cobre boa parte do território municipal, sendo realizada através de cinco bases instaladas em torres com altura que varia entre 15 e 25 metros. Dessas bases, quatro delas encontram-se instaladas na sede do Município, inclusive em uma delas aproveitou-se a estrutura da torre da Igreja Matriz. A 5ª torre encontra-se instalada na zona rural.
Notícias relacionadas


