Notícias
23/03/2010
Piauí decreta Estado de Emergência por causa da Gripe A
CNM
Casos suspeitos de Gripe A preocupam o Estado do Piauí. Nos dias 18 e 20 deste mês, duas grávidas morreram em um hospital de Teresina, possivelmente infectadas pelo vírus Influenza A H1N1. Estas mortes levaram o governo estadual a decretar Estado de Emergência, nesta segunda-feira, 22 de março, para facilitar a compra de equipamentos e medicamentos.
O exame que comprova a causa das mortes destas mulheres e de outros casos é feito em São Paulo e o resultado será divulgado apenas em três semanas. Três grávidas ainda recebem atendimento no hospital da capital piauiense. Todas elas são de Municípios do interior: Floriano, São João do Piauí e Passagem Franca.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os Municípios do Piauí receberam medicamentos e treinamento para atender os pacientes suspeitos de estarem com a Gripe A. O paciente recorre primeiro aos hospitais do interior, onde há estrutura para recebê-los. Porém, quando o médico avalia estado grave, eles são transferidos pelo hospital municipal à Teresina.
Mortes em investigação
Até o fechamento desta reportagem, dois casos e um óbito foram confirmados. Outros 27 casos estão sobre investigação. Ao todo, há quatro mortes de grávidas a espera de confirmação. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas uma delas é moradora do Piauí. As outras três são de Municípios do Maranhão que fazem fronteira com Teresina. Duas delas são de Simon (MA) e outra de Passagem Franca (MA).
Leia também:
Começa nesta segunda-feira nova etapa de vacinação contra a Gripe A