Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pesquisa por Amostra de Domicílios 2007 traça perfil do país

Notícias

18/09/2008

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa por Amostra de Domicílios 2007 traça perfil do país


Agência CNM

Aproximadamente 400 mil pessoas em 148 mil casas brasileiras foram ouvidas para a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sete diferentes temas foram abordados nesta análise: a questão populacional, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimento.

Uma das diversas conclusões obtidas pela pesquisa mostra o aumento de pessoas empregadas no país, principalmente na região Centro – Oeste e entre os cidadãos maiores de 40 anos. A ascendência de trabalhadores veio acompanhada da legalidade, 35,3% dos empregados têm carteira assinada. Ainda no Centro-Oeste do país, a agricultura foi o setor responsável por boa parte do crescimento de empregos. O ano de 2007 também obteve um rendimento trabalhista de 3,3% em relação ao ano anterior.

Algumas necessidades básicas, como a rede de esgoto, estão sendo solucionadas aos poucos no país. Essa é a primeira vez que o PNAD aponta mais da metade de domicílios brasileiros com esgoto regular. Outra necessidade, a habitação, também indicou melhorias. Em todas as regiões, a quantidade de moradias próprias aumentou 0,7%. E a energia elétrica chega a 98,2% dessas residências.

Acerca do trabalho infantil os números apresentam que: as crianças e os adolescentes foram mais explorados em lavouras agrícolas, 4,8 trabalhavam em 2007 e metade delas sem remuneração. A educação superior recebeu 250 mil novos alunos entre 2006 e 2007 e a freqüência escolar dos estudantes de 4 e 5 anos apresentou 2,5 % acima do resultado de 2006.

Com informações do IBGE



Notícias relacionadas