Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pesquisa mostra impacto econômico de eventos internacionais

Notícias

10/12/2008

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa mostra impacto econômico de eventos internacionais

Agência CNM

 

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 10 de dezembro, aponta dados da movimentação financeira econômica relevantes para toda a cadeia do turismo, hotelaria, transporte, comércio e comunicações. O levantamento – feito pela Embratur, em parceria com o Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre – integra a “Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil”, que vai investigar, até o final do ano, 42 eventos realizados em 11 municípios brasileiros.

 

O levantamento também mostra o impacto econômico do Congresso Mundial de Epidemiologia, ocorrido na capital gaúcha em setembro de 2008. Porto Alegre (RS) está em quarto lugar entre as cidades brasileiras que mais receberam eventos internacionais em 2007, de acordo com o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA).

 

A primeira etapa da pesquisa, realizada até junho deste ano, apurou 14 eventos internacionais, que movimentaram US$ 14,9 milhões na economia brasileira. Além disso, o levantamento traz informações como os gastos e o perfil socioeconômico dos participantes e dados sobre a infra-estrutura turística da cidade e do evento.

 

Impacto econômico
De acordo com o governo, a avaliação do impacto econômico dos eventos internacionais realizados no Brasil tornou-se necessária depois que o país conquistou a oitava posição entre os destinos Top 10 do mundo nesse segmento, em 2007. No ano passado, foram realizados 209 eventos internacionais no país, que é líder nas Américas, atrás somente dos Estados Unidos.

 

Com informações do Ministério do Turismo

 

 


Notícias relacionadas