Notícias
05/09/2014
Pesquisa indica substância que pode ajudar a tratar casos de leucemia
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) identificaram moléculas capazes de atuar em células com câncer, sem afetar as células saudáveis. Uma substância derivada de árvores do ipê pode vir a ser usada no tratamento de leucemias - diferentes tipos de câncer que afetam os glóbulos brancos, células responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.
O estudo foi publicado na revista científica European Journal of Medicinal Chemistry. Por meio dele, os pesquisadores identificaram três moléculas capazes de atuar sobre glóbulos brancos cancerígenos. Futuramente, pode haver a criação de fármacos específicos tratamento.
Os pesquisadores fizeram testes em quatro linhagens diferentes de leucemia, duas de linfoide aguda, mais comum em crianças e com prognóstico melhor; e duas de mieloide aguda, responsável pelos casos mais graves. Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro passo para a criação de um fármaco. Mas testes e análises ainda devem levar pelo menos dez anos.
Da Agência CNM, com informações do O Estado de S. Paulo