Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pesquisa dimensiona fluxo de turismo doméstico nos municípios brasileiros

Notícias

24/12/2008

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa dimensiona fluxo de turismo doméstico nos municípios brasileiros

CNM


Uma equipe de pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) percorreu, por três meses, 36 mil domicílios em 137 municípios brasileiros para coletar dados que caracterizem e dimensionem o fluxo de viagens de turismo doméstico no Brasil. Estes resultados serão divulgados em janeiro de 2009.


Participaram do levantamento municípios de grande, médio e pequeno porte das 27 unidades federativas do Brasil. Isso permitirá que os resultados reproduzam o volume total e as características de viagens domésticas. A amostra contempla domicílios que pertencem a diferentes faixas de renda: até quatro salários mínimos; de 4 a 15 salários mínimos; e mais de 15 salários mínimos.


A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Turismo e visa quantificar e qualificar o movimento de turistas nos municípios do país. O objetivo é conhecer o número de viagens realizadas no território nacional em 2007, a origem e o perfil do viajante, as motivações de viagem, os meios de transporte utilizados, o tipo de hospedagem, o gasto médio e o tempo médio de permanência no destino, entre outras informações. Todas elas contribuirão para a ampliação do conhecimento sobre a dinâmica e a evolução do turismo doméstico no país.


Os dados mais atualizados sobre viagens domésticas haviam sido divulgados em 2006, com informações referentes ao ano de 2005. A pesquisa pretende verificar outras dimensões importantes do mercado interno, como a identificação dos atrativos turísticos preferidos e dos destinos que o brasileiro sonha em conhecer.

 

O estudo também vai investigar o grau de utilização de agências de viagem e os serviços mais solicitados; medir a sazonalidade das viagens; estimar a receita direta gerada pelo turismo doméstico, além dos gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras.

 

Com informações do Ministério do Turismo

 

 


Notícias relacionadas