Home / Comunicação / Pesquisa da CNM mostra principais dificuldades dos Municípios com o Siconfi
Notícias
24/02/2015
Pesquisa da CNM mostra principais dificuldades dos Municípios com o Siconfi
Após pesquisa, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) diagnosticou as principais dificuldades das administrações municipais na prestação de contas anuais por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A entidade visa instrumentalizar os Municípios brasileiros na adequação aos novos padrões contábeis.Um total de 3.607 entes municipais de todas as regiões do País responderam a pesquisa da CNM. Os resultados mostram que a maior dificuldade, encontrada por cerca de 40% dos Municípios pesquisados, refere-se ao preenchimento das planilhas do Siconfi. Este problema foi constatado pela equipe técnica de Contabilidade da CNM, que só no ano passado atendeu mais de mil questionamentos para sanar dúvidas nesse sentido.
Outra dificuldade refere-se à falta de pessoal técnico capacitado. Isto em parte pode ser minimizado com a leitura dos manuais e vídeos tutoriais divulgados na página da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), recomenda a CNM.
Demais dificuldades
Outros 15% dos Municípios pesquisados também relatam dificuldades de acesso à internet, o que dificulta o envio da Declaração de Contas Anuais (DCA). Uma recomendação é que o Município baixe a versão off line da Declaração, preencha os dados e procure um pólo de digitação mais próximo para que as informações sejam enviadas.
Entre os Municípios consultados, 10% ainda encontram dificuldades em obter a certificação digital exigida para o envio da DCA. Neste caso, os gestores municipais devem buscar alternativas, como a certificação digital disponibilizada pelo Ministério da Saúde para regularização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).
Acesse aqui os resultados da pesquisa na íntegra
Tutorias da STN aqui