Notícias
08/02/2021
Pesquisa com turistas mostra as tendências dos destinos turísticos para 2021; confira
O Ministério do Turismo divulgou a lista de Municípios considerados os mais promissores destinos turísticos para este ano. O levantamento foi feito com base na preferência do turista com a retomada das atividades seguras. A Pasta listou as 21 cidades lembradas pelos viajantes como possíveis rotas após a Covid-19.
O levantamento do governo federal foi elaborado com o apoio de importantes sites de pesquisa do Turismo, publicações e alinhamento dos destinos às demandas do novo turista. Segundo o levantamento, em decorrência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, a população tem privilegiado destinos domésticos, seguros do ponto de vista sanitário e, especialmente, mais próximos de casa. Outras características são opções por estadias mais curtas, destinos com destaques para as paisagens naturais e pelo turismo rural.
O controle dos efeitos da pandemia (principalmente do número de casos e óbitos) e a efetividade das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus - principalmente as regras de higienização e distanciamento social - são considerados pré-requisitos para que os Municípios possam atrair este novo turista.
Nesse sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugere que a gestão promova a divulgação das medidas que tem adotado no combate e na prevenção da Covid-19. A entidade recomenda que o Ente local estimule a adoção - por parte dos empreendimentos turísticos locais - do Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, conferido pelo Ministério do Turismo. Dar visibilidade aos destinos locais que são compatíveis com o novo perfil dos turistas nacionais, como o turismo de natureza e rural, também é fundamental para impulsionar a atividade do turismo nos Municípios.
Confira a lista dos 21 Municípios considerados como tendências do Turismo para este ano:
Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Alto Paraíso (GO), Cavalcante (GO), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Gramado (RS).
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo